IST

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são infecções transmitidas através de relações sexuais desprotegidas, e seu diagnóstico pode ser muitas vezes tardio devido ao constrangimento ou vergonha das pessoas em procurar atendimento médico.

A Dra. Carolina Ponzi, médica infectologista com mais de vinte anos de experiência, é especializada no tratamento de ISTs. Sua abordagem técnica, empática e inclusiva garante um cuidado completo e personalizado para cada paciente, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para discussões e tratamentos relacionados a essas infecções.

O profissional que atende pessoas com IST’s precisa ser empático, acolhedor e discreto. A Dra. Carolina tem muitos anos de experiência nesta área, e conduz as consultas de maneira ética e técnica, mas também é afável e leve. Uma conversa franca e clara sobre os sintomas, exposições, questões sociais e emocionais é fundamental para que se faça o diagnóstico e tratamento corretos – tanto para os pacientes como para seus parceiros.

Sinais e sintomas para buscar um médico Infectologista

Corrimentos, ardência e prurido nos genitais são sinais e sintomas sugestivos de uma IST, assim como dor em baixo ventre, febre, inchaço nos testículos e lesões de pele como vesículas genitais e anais. Além disso, alterações no exame preventivo do câncer do colo do útero podem indicar infecção pelo HPV, que também é transmitido por via sexual.

Tipos de ISTs

• Condiloma
  • Uretrites por Clamídia, Micoplasma e Ureaplasma
  • Sífilis
  • Gonorreia
  • Cancro mole
  • Verrugas genitais
  • Herpes genital
  • Hepatite B
  • Escabiose
  • HIV

Conheça os tratamentos para IST

O tratamento das IST’s é feito com antibióticos orais ou endovenosos, a depender do tipo de infecção em questão. Ainda, algumas infecções são preveníveis por vacinas, como a infecção pelo HPV e a hepatite B, ou por medicamentos como a PreP.

A Dra. Carolina Cipriani Ponzi tem mais de vinte anos de experiência no tratamento de doenças infecciosas, incluindo ISTs e HIV.

Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul/RS, realizou sua residência em Medicina Interna no Hospital Saúde (Caxias do Sul/RS) e em Moléstias Infecciosas, Parasitárias e Tropicais no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto/SP, onde também concluiu seu Mestrado em Investigação Clínica.

Ao longo de sua carreira, a Dra. Carolina tem se dedicado a proporcionar um cuidado técnico, acolhedor e inclusivo para seus pacientes.

• Como prevenir IST?

As IST’s são preveníveis através do uso do preservativo e, em algumas situações, através de vacinação ou de uso de alguns medicamentos.

• Qual é a diferença de DST e IST?

Na prática, são a mesma coisa: doenças que acontecem através de infecções transmitidas por contato sexual.

• Sexo oral causa IST?

Causa sim! É necessário uso de preservativos também no sexo oral.

• As camisinhas previnem contra todas as ISTs?

Desde que corretamente utilizadas, as camisinhas protegem contra a imensa maioria das IST’s.

• Se eu tenho uma coceira estranha, dor ou fluídos, isso significa que eu tenho IST?

Pode significar uma IST sim, e você deve buscar atendimento médico para ser avaliado.

• Qual exame detecta IST?

Vários exames podem detectar uma IST: exames de sangue, análise de secreções, preventivo do câncer de colo do útero e mesmo apenas um exame físico bem feito podem detectar IST’s.

• Candidíase é uma doença sexualmente transmissível?

A candidíase não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST). Embora possa ser transmitida através de contato sexual, ela geralmente resulta de um desequilíbrio na flora vaginal, causado por fatores como uso de antibióticos, alterações hormonais, diabetes e condições de umidade prolongada. A candidíase é causada pelo fungo Candida, que normalmente vive em pequenas quantidades no corpo humano sem causar problemas. Um médico infectologista pode tratar a candidíase com eficiência, proporcionando um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.