Infecções Osteoarticulares

As infecções osteoarticulares afetam os ossos e as articulações, podendo levar a problemas de saúde crônicos se não forem tratadas adequadamente. Essas infecções podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos, resultando em inflamação, dor intensa e dificuldade de movimentação. Identificar e tratar essas infecções precocemente é crucial para evitar complicações graves, como a deterioração das articulações e a disseminação da infecção para outras partes do corpo.

A Dra. Carolina Ponzi, médica infectologista com mais de vinte anos de experiência, é especializada no tratamento de infecções osteoarticulares. Sua ampla formação e prática clínica permitem um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz dessas condições, garantindo aos pacientes um cuidado técnico, empático e personalizado.

Durante sua consulta, a Dra. Carolina irá avaliar detalhadamente como a infecção ocorreu, realizando uma análise completa dos seus sintomas e histórico médico. Com base nessa avaliação, ela irá fornecer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu caso, garantindo um cuidado personalizado e eficaz.

Sinais e sintomas para buscar um médico Infectologista

As artrites sépticas, ou infecções articulares, causam dor, inchaço e vermelhidão em uma articulação, frequentemente acompanhadas de febre. As infecções ósseas, ou osteomielites, acometem os ossos e podem ser agudas ou crônicas, muitas vezes ocorrendo após uma fratura exposta ou um procedimento cirúrgico. Essas infecções também podem afetar as vértebras, sendo o tratamento desafiador e geralmente realizado em conjunto pelo infectologista e ortopedista.

Tipos de infecções osteoarticulares

• Artrite séptica
  • Osteomielite aguda
  • Osteomielite crônica
  • Discite
  • Osteodiscite

Conheça os tratamentos para Infecções Osteoarticulares

O tratamento das infecções osteoarticulares envolve a drenagem cirúrgica do foco infeccioso, identificação do agente causador da infecção e uso de antibióticos por um período prolongado, que pode variar de 4 semanas a vários anos.

A Dra. Carolina Cipriani Ponzi é uma médica infectologista com mais de vinte anos de experiência no tratamento de doenças infecciosas, incluindo infecções osteoarticulares. Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul/RS, realizou sua residência em Medicina Interna no Hospital Saúde (Caxias do Sul/RS) e em Moléstias Infecciosas, Parasitárias e Tropicais no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto/SP, onde também concluiu seu Mestrado em Investigação Clínica.

Ao longo de sua carreira, a Dra. Carolina tem se dedicado a proporcionar um cuidado técnico, acolhedor e inclusivo para seus pacientes.

• Osteomilite tem cura?

Sim. Ainda que seu tratamento seja desafiador e prolongado, a osteomielite tem cura.

• É necessário retirar placas e parafusos do osso para tratar uma osteomielite?

Sim, especialmente se a infecção for crônica.

• Quem já teve osteomielite pode ter novamente?

Pode, e em alguns casos a osteomielite pode voltar a acontecer no mesmo local em que havia aparecido anteriormente.

• É necessário abrir e lavar a articulação para o tratamento de uma artrite séptica?

Sim, o tratamento da artrite séptica envolve a drenagem da articulação, com posterior antibioticoterapia.

• Espondilodiscite tem cura?

Sim, tem cura!