Um logotipo em preto e branco para o dr. Carolina Cipriani Ponzi

Hepatites Virais

Infectologista em Chapecó


As hepatites virais constituem um grupo de doenças que causam inflamação no fígado. Vários vírus podem causar essas hepatites, sendo os mais comuns os vírus A, B e C.


Os vírus das hepatites B e C são especialmente preocupantes porque podem levar a infecções crônicas, que, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para doenças graves como a cirrose hepática e o câncer de fígado.


A Dra. Carolina Ponzi, com mais de vinte anos de experiência em doenças infecciosas, incluindo hepatites virais, oferece um tratamento especializado e atualizado.

como é a consulta

Como a Dra. Carolina Ponzi pode te ajudar


A Dra. Carolina Ponzi pode te ajudar de diversas maneiras, incluindo a identificação do seu risco de infecção por algum vírus da hepatite, a avaliação de sua imunização e proteção contra esses vírus, e o diagnóstico de hepatites crônicas. Durante a consulta, ela realizará uma avaliação completa, discutirá seus hábitos e histórico médico, e, se necessário, solicitará exames específicos para um diagnóstico preciso. Com base nos resultados, a Dra. Carolina orientará o tratamento adequado, garantindo um acompanhamento técnico, acolhedor e inclusivo.

Hepatite A

Sinais e Sintomas

A maioria dos casos de hepatite A é assintomática mas, quando presentes, os sintomas podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


Tratamentos

Não existe tratamento específico para a doença, e as medicações prescritas são para alívio dos sintomas.


Hepatite B

Sinais e Sintomas

A infecção pelo vírus da hepatite B é assintomática. Algumas pessoas podem apresentar um quadro de febre, mal-estar e coloração amarelada da pele e dos olhos quando da infecção aguda. A infecção crônica não causa sintomas na maioria das pessoas. Entretanto, quando a doença se encontra em uma fase avançada, com o desenvolvimento de cirrose ou de câncer de fígado, os sintomas podem incluir emagrecimento, sangramentos, e inchaço no abdômen e nas pernas.


Tratamentos 

Pessoas com hepatite B crônica e que apresentam sinais de inflamação do fígado ou uma carga viral elevada podem ser tratadas com antivirais por via oral.


Hepatite C

Sinais e Sintomas

Assim como a hepatite B, a hepatite C geralmente é assintomática. Apenas algumas pessoas apresentam sintomas, que podem surgir devido a um quadro avançado de cirrose ou câncer de fígado, ou manifestar sintomas extra-hepáticos da doença, como dores nas articulações, erupções na pele e insuficiência renal.


Tratamentos

Atualmente, a hepatite C pode ser tratada e curada com antivirais orais altamente eficazes. Esses medicamentos atacam o vírus diretamente, eliminando a infecção na maioria dos casos e prevenindo complicações graves.

Conheça a médica

Dra. Carolina Cipriani Ponzi

Médica infectologista hospitalar


A Dra. Carolina C. Ponzi é uma médica infectologista com mais de vinte anos de experiência no tratamento de doenças infecciosas, incluindo as hepatites virais.


Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul/RS, a Dra. Carolina realizou sua residência em Medicina Interna no Hospital Saúde (Caxias do Sul/RS) e em Moléstias Infecciosas, Parasitárias e Tropicais no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto/SP, onde também concluiu seu Mestrado em Investigação Clínica. Com um profundo compromisso com a saúde e bem-estar de seus pacientes, a Dra. Carolina oferece um acompanhamento completo e personalizado para aqueles que convivem com hepatites virais, garantindo que cada paciente receba o melhor tratamento possível.

Saiba mais

FAQ

Dúvidas Frequentes

  • Quais são os riscos da hepatite viral?

    Se não identificadas e tratadas a tempo e de maneira adequada, as hepatites B e C podem causar cirrose hepática e câncer de fígado – doenças graves e que podem levar à morte.

  • Como se contrai hepatite C? Ela tem cura?

    A infecção pelo vírus da hepatite C se dá basicamente por contato com sangue infectado, e é uma infecção que atualmente tem cura.

  • Quem tem hepatite C pode namorar?

    Pode sim!

  • Como pega hepatite B? Ela tem cura?

    A hepatite B é adquirida através de relações sexuais desprotegidas, contato com sangue infectado ou de mãe para filho, durante a gravidez, parto e amamentação. Ao contrario da hepatite C, não é possível eliminar o vírus da hepatite B do organismo, havendo apenas o controle da doença.

  • Quem já teve hepatite B pode transmitir a doença?

    Se a pessoa desenvolveu o anticorpo contra o vírus, não há risco de transmissão por via sexual ou para o bebê. Entretanto, a pessoa ainda pode transmitir através da doação de sangue ou tecidos.

  • Qual a diferença entre cada tipo de hepatite?

    As hepatites são transmitidas por vírus diferentes, que podem ser contagiosos por via oral (hepatite A), ou por contato com sangue e fluidos corporais (hepatites B e C).

  • Como pega hepatite A? Ela tem cura?

    A hepatite A é transmitida por via fecal-oral, ou seja, através da contaminação de água ou alimentos com fezes humanas que contém o vírus. É uma doença autolimitada, que cura sozinha e não requer tratamento específico.

Share by: